Nota Técnica - Como enriquecer as gaiolas dos coelhos gastando pouco


Por: Luiz Carlos Machado

Professor do IFMG Bambuí

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Para baixar essa nota técnica em PDF, com figuras, clique aqui

 

 

 

A domesticação dos coelhos, apesar de ser recente, já apresentou grande impacto no comportamento desses animais que quando enjaulados apresentam limitada liberdade de movimento, contribuindo assim para se elevar o tempo de descanso e a ocorrência de problemas relacionados ao sistema locomotor, além de favorecer a perda da capacidade de saltar. Além disso a observação de comportamentos anormais, chamados estereotipados, tais como morder a gaiola ou raspar o seu canto, ou sinais de inquietação, indicam alguma desordem comportamental. Na realidade faltam oportunidades para que os animais realizem outros tipos de comportamentos neste pequeno ambiente.

Os coelhos mantidos nos galpões de cunicultura normalmente ficam em gaiolas de arame e não tem qualquer atividade para entretenimento, contribuindo para estado de ócio e para a ocorrência dos problemas relatados anteriormente. Infelizmente a margem de lucro dos cunicultores é muito baixa o que reduz o capital para investimento em melhorias para o sistema. Nos últimos anos muito tem se falado em bem-estar animal e cedo ou tarde a atividade produtiva terá que se adaptar a certas normas e critérios, ainda não estabelecidos no Brasil.

Há que se considerar também que a utilização dos coelhos como animais de estimação (pet) gera um problema relacionado ao alojamento desses animais, que não podem ficar todo o tempo soltos, pois podem roer móveis, comer plantas, urinar/defecar em locais inadequados e poder ser molestados por outros animais. Infelizmente as atuais gaiolas disponíveis no mercado não são adequadas, sendo pequenas e não oferecendo opções de entretenimento aos animais.

Dessa maneira é importante que sejam apontadas medidas para enriquecimento das gaiolas, as quais serão muito importantes para melhoria da qualidade de vida dos coelhos pet bem como para os coelhos criados em galpões. Essas opções serão apresentadas resumidamente a seguir, sendo somente consideradas as de baixo custo.

  1. Bloco de madeira para roer. O coelho é um animal que apresenta dentes incisivos de crescimento contínuo havendo sempre a necessidade de desgasta-los, o que o animal realiza também quando está ingerindo a ração. Além disso alguns animais sentem a necessidade de roer coisas diversas, sendo isso hábito comum do animal. A adição de um bloco de madeira é uma alternativa barata que pode ser interessante para isso. Este bloco de madeira também pode ser afixado à lateral da gaiola.

 

  1. Latas vazias de alumínio. São uma solução bastante barata para enriquecer o ambiente do animal e após se acostumarem com o objeto e com o barulho, brincarão com o mesmo, utilizando para isso o seu focinho. Alguns animais também o morderão.  Quando se perceba que o material está desgastado ou rasgado, deve-se substitui-lo afim de se evitar ferimentos.

 

  1. Balancinho de madeira ou de PVC. É uma excelente fonte de enriquecimento, que pode ser dependurado ao teto da gaiola pelas duas extremidades (como um pequeno pedaço de cabo de vassoura). Os animais brincarão com o mesmo utilizando o focinho. Se tem percebido, através de pesquisas, que o melhor material para isso é a madeira, material de grande preferência pelo animal.

 

  1. Prato dependurado. Também é interessante pois os animais brincam com este objeto, colocando a cabeça abaixo e tocando-o. Pode-se usar para isso um prato esmaltado amarrando-o a uma corrente ou arame que deve estar preso ao teto da gaiola.

 

 

  1. Corrente de aço. É uma forma de enriquecimento muito barata onde este material será dependurado no teto. Os animais tocarão a corrente e caso esta encoste no piso da gaiola se fará barulho, o que chamará a atenção do animal.

 

 

  1. Plataforma para descanso podal (repousa patas). Conforme alguns especialistas em sanidade cunícula, este objeto deveria ser obrigatório devido à sua importância para a saúde e bem-estar dos animais. No Brasil não são vendidas plataformas específicas para coelhos embora se possam adaptar algumas utilizadas em suinocultura. Caso sejam feitas com madeira, atenção especial deve ser dada à limpeza da plataforma.

 

  1. Plataforma elevada. É uma plataforma de arame ou chapa de aço adicionada à gaiola dos animais, proporcionando mais espaço para a matriz bem como local de escape quando os filhotes começam a sair do ninho, pois incomodam a coelha quando tentam mamar. Essa forma de enriquecimento deve ser considerada quando na montagem da gaiola ou caso esta já esteja pronta, pode-se adaptar materiais diversos. Os animais mantem preferência também pelo local abaixo da plataforma.

 

 

  1. Tubo de PVC para esconderijo. Naturalmente os coelhos gostam de se abrigar durante o dia e proporciona-lhes um esconderijo pode ser uma excelente alternativa para a melhoria do seu bem-estar. Nota-se que os filhotes quando saem do ninho mantém grande preferência por este local. O tamanho ideal do tubo é de 150mm (diâmetro) por 300 mm (comprimento) podendo este variar. Este tubo deve ser afixado ao canto da gaiola e não permitir movimento. Normalmente os animais não defecam ou urinam dentro, mas caso aconteça deve-se proceder a limpeza.